Nota da CSP-CONLUTAS/SC: Todo o apoio à ocupação dos trabalhadores em São José/SC

Nós, da CSP-Conlutas de Santa Catarina, manifestamos nosso total apoio à ocupação Contestado em São José. Esta ocupação é formada por famílias que foram enganadas pelas falsas promessas do Prefeito Dalma Berger e seus apoiadores. A situação é mais agravada do que já é, pois na Grande Florianópolis, assim como no resto do país, não possuímos políticas e recursos públicos para a habitação popular.

Os irmãos Berger investiram no ano passado somente 0,04% do orçamento em habitação em Florianópolis e 0,18% em São José. O governo Colombo investiu apenas 0,17% do orçamento estadual e o governo Dilma investiu 0,042% em habitação. Um verdadeiro absurdo! Os recursos da habitação são inexistentes porque são canalizados para os pagamentos das dívidas externa e interna aos banqueiros ou para a construção de grandes obras voltadas somente a interesses empresariais como as do PAC, da Copa do Mundo ou a dita 4ª ponte que querem fazer na região. Programas como o “Minha Casa, Minha Vida” não garantem moradia a custo zero para as famílias que tem renda de 0 a 3 salários mínimos (maiores vítimas do déficit habitacional) e são totalmente insuficientes acabando por alimentar a especulação imobiliária.

Exigimos dos governos que não criminalizem a ocupação e garantam um plano de moradia com verbas públicas, gerido pelos trabalhadores, com garantia de regularização fundiária e de moradia a custo zero para as famílias trabalhadoras sem-teto. Defendemos o direito de autodefesa dos trabalhadores sem-teto contra as ofensivas do estado e da burguesia. Somente com lutas e ocupações conseguiremos o tão almejado fim do déficit habitacional e uma ampla Reforma Urbana.

Nós, da CSP-Conlutas/SC temos recursos limitados, assim como a luta dos trabalhadores sem-teto, mas vamos dedicar nossos esforços para reforçar a rede de solidariedade política e material à ocupação. Chamamos a todas as entidades e movimentos compromissados com a classe trabalhadora para que façam o mesmo. Até a vitória, sempre!

CSP-CONLUTAS DE SANTA CATARINA